Câmara Municipal de Jardim Alegre utiliza sistemas para maior transparência das atividades
A Câmara Municipal de Jardim Alegre celebrou acordo de cooperação técnica com o Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro, órgão executor do Programa Interlegis, para a disponibilização de acesso e operação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e Portal Modelo, ferramentas que possibilitam e facilitam o acesso às informações do Poder Legislativo Municipal.
Na segunda-feira, 9 de outubro, os técnicos da Câmara de Jardim Alegre apresentaram aos vereadores como funcionam os dois sistemas e as ferramentas que estão disponíveis no portal a partir de agora.
O advogado da Câmara de Jardim Alegre, Willian Alves de Souza, destaca que o objetivo é dar maior publicidade aos atos legislativos e administrativos praticados pelos vereadores, que contribui, acima de tudo, para a transparência e eficiência do serviço público prestado à população.
Ele também explicou o funcionamento pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que qualquer cidadão com acesso à internet, pelo endereço eletrônico sapl.jardimalegre.pr.leg.br consegue todas as informações referentes à atividade do poder legislativo, como os projetos de lei, dados dos vereadores, requerimentos, indicações, leis municipais, comissões, tudo o que é produzido na Câmara. Também é possível acompanhar toda a tramitação dos projetos de lei, desde a chegada à Câmara Municipal até a sanção do Poder Executivo, com a consequente promulgação e publicação da lei.
O Portal Modelo é o site oficial da Câmara Municipal de Jardim Alegre. Por meio do endereço www.jardimalegre.pr.leg.br, o cidadão consegue consultar todas as licitações em andamento e as já realizadas, os contratos administrativos celebrados, as receitas e despesas do legislativo, a estrutura administrativa, informações sobre a Procuradoria da Mulher e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Também é possível fazer elogios, sugestões, reclamações e pedir informações pelo sistema Ouvidoria/E-SIC. Ainda, os interessados poderão acessar os vídeos contendo a transmissão das sessões plenárias no Facebook e no YouTube, bem como poderão acompanhar as sessões plenárias em tempo real através do Portal Modelo da Câmara Municipal de Jardim Alegre.
Willian Souza destaca que esses dois sistemas foram implementados de forma gratuita para o legislativo municipal e os servidores Fábio, Osmar, Viviane, Patrícia e ele fizeram o treinamento para que possam alimentar e operar os sistemas, e estão aptos a alimentar o portal e o SALP com as informações do cotidiano do legislativo.
Para o presidente da Câmara de Jardim Alegre, José Carlos Barbosa, o Zé Careca, o principal objetivo desse trabalho é dar transparência, visibilidade e facilidade para que qualquer cidadão possa acessar as informações da Câmara e acompanhar o trabalho de cada vereador, o que ele está fazendo em benefício da cidade. “Agora o morador de Jardim Alegre pode usar qualquer aparelho com acesso à internet, como um celular, por exemplo, e verificar o que a Câmara Municipal está fazendo em prol da população do município”, cita o presidente.
Fonte: Texto original extraído da reportagem divulgada no Jornal Paraná Centro, Edição 1504, pág. 18, de 11 a 17 de outubro de 2023.
Link da notícia original: https://jornal.paranacentro.com.br/noticia/42857/camara-municipal-de-jardim-alegre-utiliza-sistemas-para-maior-transparencia-nbsp-das-nbsp-atividades