por Interlegis — última modificação 10/08/2023 14h50
A Câmara Municipal de Jardim Alegre é o órgão do Poder Legislativo do município de Jardim Alegre, sendo composta por 9 (nove) Vereadores eleitos pelo sistema proporcional dentre cidadãos maiores de 18 anos, no exercício dos direitos políticos.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE JARDIM ALEGRE

A colonização do município de Jardim Alegre iniciou-se em 1952 com a família Machado (Genibre Aires Machado, Pedro Machado, Renato Machado, Godofredo Aires Machado e Acincino Aires Vidal), proprietária da fazenda Rancho Alegre.

A placa indicatória da fazenda ficava na estrada que ligava Ivaiporã a Faxinal, o que fez os viajantes e moradores denominarem o local de “Placa Rancho Alegre”, onde florescia mais um povoado no centro-oeste do Paraná. Posteriormente, o povoado passou a ser denominado de Patrimônio Três Machado, o qual perdurou até a escolha do nome Jardim Alegre, que permanece até hoje.

OBS. 1: Apesar de serem 5 (cinco) os componentes da família Machado, por razões desconhecidas, o patrimônio recebeu a denominação de Patrimônio Três Machados.

OBS. 2: Imagem "Monumento aos Pioneiros de Jardim Alegre" retirada da notícia "Jardim Alegre e sua história" publicada no site do Paraná Centro em 23 de abril de 2022 (https://jornal.paranacentro.com.br/noticia/37828/jardim-alegre-e-sua-historia).

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO

A Lei Estadual nº 4.367, de 24 de maio de 1961 criou o Distrito de Jardim Alegre, o qual era subordinado ao município de Ivaiporã.

Em 28 de abril de 1964, Jardim Alegre tornou-se município por meio da Lei Estadual nº 4.859, desmembrando-se do município de Ivaiporã, porém, sua emancipação política aconteceu somente em 19 de dezembro de 1964.

Inicialmente, o município de Jardim Alegre possuía 2 (dois) distritos, a saber: Jardim Alegre (sede) e Ubá do Sul. Ocorre que a Lei Estadual nº 7.108, de 17 de janeiro de 1979 alterou a denominação do distrito de Ubá do Sul, que passou a ser denominado de Lidianópolis (mas ainda pertencente ao município de Jardim Alegre). Somente em 05 de junho de 1990, a Lei estadual nº 9.289 elevou o distrito de Lidianópolis à condição de Município, desmembrando-o do município de Jardim Alegre.

HISTÓRIA DA CÂMARA MUNICPAL DE JARDIM ALEGRE

A Câmara Municipal de Jardim Alegre foi criada em 1965, ano seguinte da fundação do município. De lá para cá, várias legislaturas se passaram, integradas por diversos Vereadores que colaboraram com o fortalecimento do Poder Legislativo municipal, sendo representantes da comunidade nos anseios e reivindicações que levaram (e levam) ao desenvolvimento do município.

A Câmara Municipal de Jardim Alegre é formada por 9 (nove) Vereadores, os quais são escolhidos a cada 4 (quatro) ano pela população jardim alegrense nas eleições municipais, por meio do voto direto e secreto.

BANDEIRA DO MUNICÍPIO

BRASÃO DO MUNICÍPIO

HINO DO MUNICÍPIO

Para ouvir o hino do Município de Jardim Alegre no YouTube, clique no ícone abaixo: